Difícil encontrar alguém que nunca teve problema com o mofo, não é mesmo? Ainda mais em determinados períodos do ano, geralmente marcados por chuvas frequentes. Como se não bastasse, há lugares onde parece que o problema não dá sossego mesmo, como cidades que tradicionalmente são mais úmidas, casas com pouca ventilação ou com pouca incidência de luz solar. Seja qual for a situação, certo mesmo é que em algum momento será necessário lidar com este problema tão comum do nosso dia a dia: o mofo.

Mas o que é o mofo?

O mofo nada mais é que um tipo de fugo. Ele se desenvolve muito facilmente por esporos (partículas vivas) suspensos no ar, em ambientes quentes e úmidos. Além da aparência de sujidade e do cheiro desagradável, ele pode fazer muito mal à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Onde ocorre com mais frequência: em lugares fechados por muito tempo, ou que recebem pouca ventilação. Então, geralmente ele está em paredes e forros, banheiros, guarda-roupas e despensas.

 

DICAS DE LIMPEZA PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS COMUNS

>>> Tirar cheiro de mofo do closet/guarda-roupa

Dentre os móveis da nossa casa, é no guarda-roupa onde o mofo gosta de aparecer mais, deixando aquele cheirinho desagradável e impregnando nossas roupas. Isto porque é um móvel que passa muito tempo fechado, sem ventilação e sem incidência de luz solar.

Como resolver? Segue uma dica bastante simples.

Retire as roupas do guarda roupa. Mantenha uma vasilha com vinagre branco descansando no interior do guarda-roupas por 24 horas. No dia seguinte, limpe todo o interior do móvel com um pano e vinagre. As portas devem ficar abertas por algumas horas, até o cheiro sair, e o guarda-roupas estiver bem seco.

Depois é só guardar tudo dentro do móvel novamente.

 

>>> Remover o mofo das paredes

Uma dica bastante simples, e que costuma ser eficaz, é utilizar uma solução formada por uma parte de água sanitária para três de água. Borrife na área afetada, esfregue com uma escova de cerdas duras, e por fim, enxágue o local com o auxílio de um pano umedecido.

Se a dica de limpeza acima não funcionar, procure por produtos específicos para a remoção de mofo das paredes. Convém testar em uma área menor primeiro, e não misturar soluções de limpeza, pois podem ocorrer reações químicas.

Importante:

  1. Utilize equipamentos de proteção como luvas e proteção para os olhos e rosto. Abra todas as janelas para que haja bastante ventilação no momento da limpeza.
  2. Se o problema com o mofo estiver muito crítico, convém chamar uma empresa especializada em limpeza para resolver o problema.

 

COMO EVITAR QUE ELE VOLTE

  • Nunca guarde roupas úmidas no guarda-roupa
  • Se possível, utilize tintas impermeabilizantes para pintar a casa.
  • Abra portas e janelas para arejar a casa sempre que possível.
  • Uma vez ao mês, passe um pano com vinagre branco em armários onde o mofo costuma aparecer.
  • Mantenha banheiros bem ventilados. Estenda as toalhas do banheiro para secar
  • Nas áreas mais gravemente afetadas, considere instalar um desumidificador elétrico.
  • Vazamentos devem ser consertados imediatamente, para que a umidade não se infiltre em móveis e abaixo do piso.

 

Fonte: www.cleanipedia.com