Há quem goste e há quem já esteja contando os dias para o fim da estação. O período de inverno geralmente é muito controverso na preferência das pessoas, não é mesmo?!

Mas o que a maioria deve concordar, é que o inverno é a estação que dá a maior preguiça quando o assunto é limpeza da casa. No entanto, esta é uma época que exige muita atenção com a manutenção da limpeza, já que é quando temos um período de mais incidência de alergias respiratórias. E acredite: e a limpeza e ventilação dos ambientes está diretamente relacionada a estas questões.

Vamos compartilhar algumas dicas bem simples para ajudar na limpeza e também contribuir para a sua saúde e bem-estar:

DICA 1 – VENTILE OS AMBIENTES E DEIXE O SOL ENTRAR

No inverno é comum querermos deixar a casa fechadinha para manter o calor interno, certo?! Embora pareça uma boa ideia, esta também é a condição ideal para a proliferação de fungos e ácaros, que são nocivos à saúde.

Então, para manter a “saúde da casa”, estabeleça uma rotina para abrir e ventilar a casa, especialmente nos dias ensolarados. É recomendável seguir aquela velha e boa dica da vovó: exponha ao sol cobertores, mantas e roupas mais pesadas, pois o sol contribui para eliminar os ácaros.

DICA 2 – MANTENHA A ROTINA E FREQUENCIA DA LIMPEZA

Como no Sul o inverno tende a ser um período úmido, uma dica para o período é aumentar o uso do aspirador de pó. Além de contribuir para não levantar a poeira, o que acontece muito quando varremos, diminui a necessidade de lidar tanto com a água fria (tudo o que não queremos fazer durante dias frios 😊).

Organize sua rotina de limpeza. Aproveite os dias não tão frios e mais secos para a limpeza mais pesada, evitando assim alergias e resfriados que tanto incomodam neste período.

DICA 3 – FIQUE DE OLHO NO MOFO

Além do aspecto desagradável, o mofo também pode prejudicar sua saúde. Para evitá-lo, é fundamental seguir o recomendado na DICA 1. Além disto, nunca guarde roupas úmidas no armário, mantenha banheiros bem ventilados e estenda as toalhas do banheiro para secar.

Temos um conteúdo mais específico sobre o MOFO. Confira no nosso blog 😉.