Vamos começar conhecendo a diferença?

O profissional Empregado Doméstico é uma profissão regulamentada por lei, com contrato de trabalho (CLT). Desta forma, além do salário mensal, terá direito a ter o Registro na Carteira de Trabalho, receber férias, vale-transporte, FGTS, aviso prévio, etc.

Esta relação de trabalho é caracterizada pelo fato do empregador ser uma pessoa física, e a empregada deve trabalhar somente em ambiente residencial (não comercial).

Já a Diarista é considerada pela lei uma trabalhadora autônoma. Isso quer dizer que não existe entre ela e o contratante um vínculo empregatício.

É exatamente por isso que ela não recebe um salário, e não terá acesso aos outros direitos conferidos à empregada doméstica: porque ela não é considerada uma empregada, e sim uma prestadora de serviços de limpeza.

No entanto, para que não haja vínculo trabalhista, a diarista não deve trabalhar mais do que 2x na semana no mesmo cliente.

Mas então, o que preciso? Da ajuda de uma Diarista, ou de uma Empregada Doméstica?

Esta é uma questão bem particular de cada família. Faça uma avaliação das necessidades e demandas da sua casa. Avalie questões, como por exemplo: necessidade de cozinhar para a família, necessidade de limpeza frequente pois há muito fluxo de pessoas na casa, família é grande (o que gera grande demanda de lavar e passar roupas). Se você se identificou com essas necessidades, deve considerar a contratação de um Empregado Doméstico.

No entanto, se na sua casa você e sua família conseguem desempenhar muitas destas atividades, e o que mais precisa de fato é uma ajudinha para a limpeza da casa semanalmente (1 ou 2 x na semana), uma diarista com certeza será uma boa escolha.

Ficou com mais alguma dúvida? Podemos lhe ajudar 😉

E lembre-se, na JOLY DAILY trabalhamos tanto com processos seletivos para ajudá-lo a encontrar uma Empregada Doméstica que atenda as necessidades específicas da sua casa, como temos à disposição uma equipe de diaristas para te ajudar com a faxina.

 Fonte: blog.idomestica.com